quarta-feira, junho 08, 2005

Umas palmadas...

Li no Público que a Organização Mundial contra a Tortura (OMT) pede que se comece, em Portugal, uma campanha contra a aplicação de castigos físicos às crianças. Sobre isto tenho a dizer duas coisas:
1º - Eu apanhei muitas palmadas e puxões de orelha (com a unha, em alguns casos) e não é por isso que sou mais ou menos traumatizado... Antes pelo contrário!
2º - Eu pergunto-me se esta organização é simplesmente a favor da abolição total dos castigos, ou se prefere a "tortura" psicológica e mental em vez da "tortura" física que querem eliminar. Eu lembro-me de preferir levar umas palmadas, ou um puxão de orelhas, a ser impedido de brincar, por exemplo. Tenho muitos mais traumas em relação a castigos psicológicos. Posso até dizer que a única vez que levei com a régua de madeira na primária (puxões de orelhas foram muitos, já nem doíam), foi porque a professora Lígia me deu a escolher entre ficar na sala durante o recreio, ou levar uma reguada... eu estendi a mão quase de imediato.
Post Scriptum: É óbvio que sou contra espancamentos de menores, embora ache que esse castigo é muitas vezes merecido por adultos...

Sem comentários: