sábado, junho 18, 2005

Custos da democracia

São custos da democracia. Os racistas extremistas (acho redutor chamá-los de extrema-direita, por razões que penso escrever num post posterior) deste país de brandos costumes querem fazer uma manifestação "contra a criminalidade", culpando as minorias étnicas dessa criminalidade. É, verdadeiramente, uma manifestação racista. Mas ninguém pode fazer nada.
Não podemos impedi-los de se manifestarem ou de exprimirem os seus pontos de vista, por menos que concordemos com eles. Podemos desconfiar da natureza pacífica da manifestação, até pelo percurso escolhido; estou até pronto a afirmar que a intenção é provocar reacções menos pacíficas por parte dos imigrantes e membros das minorias, mas não podemos partir desse princípio... Não os podemos condenar antecipadamente.
Sendo assim, não temos outra hipótese, senão aceitar que se manifestem, fazermo-nos de surdos, e esperar que haja o bom senso de policiar e vigiar atentamente as acções dos energúmenos. Havendo a mínima altercação, cacetada de cima para baixo e acabou a manif, e responsabilizem-se os responsáveis pela dita, mesmo que só se chegue à incitação à violência, que já é motivo para parar a marcha.

1 comentário:

Anónimo disse...

é so para deixar o meu desagrado pelas opinioes parciais. estes cidadaos, embora extremistas e pouco tolerantes, têm tanto direito a manifestar a sua opiniao como qualquer pagador de impostos deste pais, grupo que eu considero nao abranger muitos destes "imigrantes" (termo que eu nao gosto muito de aplicar a estes individuos, ja que o imigrante é aquele que exerce actividade profissional noutra patria que nao a sua, ou que é pensionista no estrangeiro, por direito proprio). assim sendo, e a exemplo da manifestaçao anti-direita realizada dias antes pelos vermelhuscos, no funeral do quase-ditador cunhal, foi exercido o tal direito de manifestaçao de opiniao, ordeiramente e sem problemas de desordem publica.
uma ultima observaçao: imaginem o que seria dito se os neo-nazis alemaes, numa sua manifestaçao, fossem confrontados com portugueses descontentes com o que por eles é afirmado... haveria desacatos com toda a certeza, e os culpados seriam os estrangeiros (neste caso, os nossos patricios). aperndamos que em casa dos outros, o nosso comportamento deve ser sobrio, nao pondo em causa as ideias e opinioes de quem acolhe quem vem de fora. nao menosprezem quem é portugues, elevando com uma falsa reverencia quem nada fez para merecer nem a sua permanencia, nem a eventual nacionalidade (como a maioria dos africanos de segunda geraçao, em lisboa).

GONÇALO, ÉS TU QUEM DIZ QUE EM PORTUGAL NAO SAO PERMITIDOS OS PARTIDOS DE EXTREMA DIREITA, MAS O DE ESQUERDA SIM. PENSA NISTO: se eles nao teem direito de associaçao, nao teem ao menos direito à indignaçao e à manifestaçao publica do que acreditam ser real, e do que lhes mostram as estatisticas?... batamos palmas, porque nao é todos os dias que a democracia é tao visivel como o foi dia 18.