quarta-feira, junho 22, 2005

Florestas abandonadas...?

Acho interessante este conceito das florestas ao abandono... Até parece que a espécie Homo sapiens é responsável pelo aparecimento das florestas neste planeta. As florestas têm formas de cuidar de si muito mais antigas que a maioria dos mamíferos (não quis exagerar...)! Basta que não se façam das matas lixeiras, e que haja verdadeira vigilância em relação a acidentes ou fogos postos, que o número de incêndios diminui para perto do natural. E se as pessoas deixarem de construir as casas em zonas adjacentes as áreas florestais, os incêndios naturais deixam de preocupar tanto.
Experimente-se deixar de fazer aumentar as áreas de monoculturas (e neste país há a mania dos pinheiros e dos eucaliptos), até diminuí-las, e passar leis que impeçam a construção imobiliária nas áreas ardidas ou em áreas demasiado próximas das matas. Eu penso que isto faria diminuir não só a quantidade de incêndios, como o perigo que estes constituem.
DEIXEM-SE DE EUCALIPTOS, PINHEIROS E LIMPEZAS DE MATOS!

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo com a tua observação.
Mas ainda relativamente ás florestas, Gonçalo, julgo também ser deveras preocupante o facto de não existir, pelo menos oficialmente, um plano de aproveitamento das águas das chuvas infiltradas no solo. Para além de poder oferecer uma boa resposta no combate a incêndios, de certeza que minimizaria o impacto de períodos idênticos ao que atravessamos no momento, de seca, de falta de água.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Renato:
Posso completar dizendo que o eucalipto absorve essa água de que falas... e o pinheiro tem tendência a envenená-la...

Anónimo disse...

Essa dos pinheiros não sabia, já me ensinaste uma nova!! :)
Mas tudo bem, os eucaliptos absorvem a água, se a deixarem infiltrar-se e percorrer os lençois freaticos livremente. Quanto aos pinheiros, se conseguem tratar águas bem mais contaminadas destinadas a consumo público, deve concerteza exitir uma forma de anular esse "pineas-envenenamento" (mas confesso a minha total ignrancia acerca desta matéria).