quarta-feira, janeiro 11, 2006

A lagarta dos pinheiros

A Thaumetopoea pityocampa, ou lagarta dos pinheiros, também conhecida por processionária, anda a povoar a imaginação e os horrores dos Portugueses. O recente caso das crianças recentemente "tocadas" pelos seus urticantes pêlos (porque quem tocou foram as crianças) em pleno recreio da escola, a isso ajuda. Já ouvi e li defender que se devem combater estas lagartas, eliminando-as da face da terra, para proteger as nossas crianças e criaturas de estimação. Falemos de coisas sérias e vejamos qual a raiz do problema:
Lendo a informação biológica sobre a espécie neste site (por exemplo, e em francês), descubro algo nada difícil de deduzir. Esta espécie nidifica e parasita àrvores do género Pinus, ou os pinheiros, sendo até uma praga destas árvores. Os pinheiros são espécies invasoras em todo o território nacional (com eventuais e discutidas excepções das terras altas (muito altas) das Serras da Estrela e do Gerês). Se assim é, porque é que só se vê a questão da lagarta, quando esta é claramente uma adição aos problemas que a reflorestação, que se insiste em fazer pelo país inteiro, em pinheiros? Se se reduzir o número de pinheiros, reduz-se a população de Thaumetopoea pityocampa, e ainda se abre uma oportunidade para devolver ao território a sua flora natural, com efeitos positivos também na fauna. E a eliminação dos pinheiros de Portugal, eliminaria a processionária do país.

4 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

O PR é defunto? Outra vez? Mas desta vez, O CAVACO foi com ele...?

CHAU disse...

Pêra aí, este assunto já me interessa!!! É que os cães gostam muito de comer esta porra e depois causam-lhes necrose da língua... e pifam!!! ;) Acabem com bichos destes! Se acabar com os pinheiros é a melhor maneira, que seja!!! :) Abraço veterinário!!!

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

O Kamarada PR foi-se, e redistribuiu-se, pelos vistos...?

Anónimo disse...

A informação deveria de estar no cimo da pirâmede, mas pelos vistos está sempre no fim.
O teu post está no Plagiadíssimo.
Passa por lá e deixa o teu cunho no PLAGY.