sexta-feira, janeiro 27, 2006

Conversas, Churchill e política

Por altura das eleições dei com este post no blogue Abéculas, aves raras e outras espécies endémicas. Nele, o Aves Raras cita Churchill como tendo dito (e não tenho razão para duvidar) que Quem não é de esquerda em jovem, não tem coração; quem não é de direita em adulto, não tem inteligência. Ora como o Aves Raras confessa ter votado Alegre, provoquei-o com um comentário que denunciava o facto de Alegre ser de esquerda. Como me respondeu, e me alertou para o facto via e-mail, achei que, além da resposta no próprio blogue, devia responder aqui no meu cantinho.
A definição de Churchill, que trancrevi em negrito e itálico acima, tem defeitos. Aliás, acredito que os mais jovens, entre os 14 e os 18 anos, têm tendência a ser de esquerda não por terem bom coração, mas por egoísmo. Ou não são as ideias comunistas/socialistas mais confortáveis para quem olha para o futuro de um ponto de vista individual, como todos os adolescentes fazem? São promessas de estabilidade e facilidades em manter o estilo de vida em que alguém cuida de nós.
A segunda parte da afirmação de Churchill, também não é absoluta, calculo. Até porque conheço muito burgesso que se intitula de direita. Mas penso que que só não é de direita, em adulto, e depois de aturadas considerações sobre os sistemas políticos (em que nem todos os adultos se empenham), quem não acredita nos seres humanos. Digo isto porque, do meu ponto de vista, A esquerda tende a desresponsabilizar o indivíduo, responsabilizando o todo e atribuindo-lhe vontades e cuidando do bem-comum, enquanto que a direita tende a responsabilizar o indivíduo, deixando-lhe a escolha do seu caminho, dentro de algumas regras sociais, infelizmente necessárias.
É aqui, e só aqui, que vejo uma separação entre esquerda e direita. O indivíduo que se integra por si na sociedade versus o bem-comum que reprime a individualidade.

1 comentário:

Aves Raras disse...

Não tive grande preocupação em citar Churchill com rigor; entretanto, andei à procura, e encontrei talvez uma dúzia de citações alegadamente de Winston Churchill. Estou para ler a biografia dele; quando o fizer, tentarei encontrar esta citação!

É no entanto fundamental discutir o que é direita e o que é esquerda. Ninguém melhor do que Otelo Saraiva de Carvalho e um antigo Primeiro-ministro sueco, conforme citado n'O Acidental.