sexta-feira, agosto 22, 2008

O segredo

Existe um segredo para evitar que a rejeição nos deite abaixo. Todos temos uma imagem exagerada da importância que temos para os outros. Isso faz com que um acto de rejeição por parte de outrém em relação a nós tenha o efeito de demolir a nossa confiança. Se o nosso ego está construído à volta daquilo que pensamos que é a nossa imagem perante os outros, quando estes nos dizem "não és assim tão importante" a imagem que temos de nós próprios cai como uma torre de palitos colados com cuspe.
Por isso o segredo é construir o nosso ego a partir de nós mesmos, tendo sempre em conta que aquilo que nos faz especiais aos nossos olhos pode não ser assim tão especial aos olhos dos outros.
É preciso ter em conta, sempre, que aqueles que agora nos acarinham e nos prometem futuros podem, daqui a cinco minutos, já não ter interesse nenhum na nossa vida. É por isso que temos que ser nós a ter interesse na nossa vida e nunca a oferecer ou fazer depender de outros. Podemos sugerir, simplesmente, que caminhem connosco, partilhando alguns dos fardos com que a vida nos carrega.

4 comentários:

stylife disse...

O segredo está no Chá da Dormideira;)

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Achas?

Bastet disse...

Pronto, é isso! Eu gastei tanto latim e tu dizes tudo em 3 parágrafos... Heheheh
Força aí, amigo:)

O Peregrino disse...

Soubessem os pais transmitir isso aos filhos através nao só de palavras, mas do exemplo, e não estaríamos sempre mergulhados numa lodosa depressão social...