sexta-feira, novembro 04, 2005

Não sabe o que diz

Pus-me a ler, no Público, excertos da entrevista da TVI a Mário Soares. Depois de ter acusado Cavaco de ser, na verdade, um político profissional, contrariando-o, disse agora que o Professor "Dificilmente dá [um bom Presidente da República] porque o professor Cavaco Silva tem uma concepção de democracia muito pouco estruturada, como político intermitente que é". Afinal é profissional ou intermitente? Acho difícil ser-se ambos, mas quem sou eu para contrariar o grande Soares?...
E Soares continuou, mostrando o quanto a sua vida revolve à frente de um espelho muito lisonjeador, afirmando que "Para um Chefe de Estado é preciso saber de história, de filosofia, ter uma formação humanista. É só a economia que conta? (...) Eu publiquei nove livros desde que deixei de ser Presidente da República. (...) Ouviu alguma palavra do professor Cavaco Silva sobre globalização ou a guerra do Iraque?". Claro que é esta a opinião dele, uma vez que tirou o curso de Ciências Histórico-Filosóficas, seguido do de Direito, ambos cursos da área de humanidades. Se fosse eu a definir o perfil ideal para Presidente da República (e tivesse alguma pretensão ao cargo, além da idade mínima - ainda não cheguei lá), identificá-lo-ia com a prática de karate e canoagem, alguma experiência nos escuteiros marítimos, nascido na Região Autónoma da Madeira e cujas iniciais sejam GDATT (não valho muito mais)...
Don Mário também se prestou a uma pequena inconfidência, demonstrativa de total falta de educação, relatando uma conversa privada entre ele e Cavaco, que teve lugar numa cimeira Íbero-Americana, em que Soares pediu ao Professor que expusesse a posição Portuguesa sobre Cuba a Fidel Castro: "Ele disse-me: ´fale o senhor, fale o senhor porque eu não tenho muito jeito". Só prova a humildade de Cavaco (e possivelmente evitar um incidente diplomático ;) - se fosse eu, havia um de certeza) e o descaramente vaidoso de Soares.
Cada vez gosto menos desse senhor... Nota-se?

4 comentários:

Anónimo disse...

Hmmmmmmmmm.....acho que sim;p

Anónimo disse...

vi um enxerto da entrevista do don "Marocas" e achei-o simplesmente arrogante e pretencioso...enfim nada de novo!

ZP disse...

Notar que não gostas do "bochechas" acho que só um leitor muito atento é que nota... É que de resto não há como não te dar razão, o Messias da politica portuguesa (não é ele que nos vai indicar o caminho para a salvação?) está cada vez mais arrogante, convencido e mesmo pedante! Além de que demonstra uma cada vez menor paciencia para ser "incomodado" por jornalistas, coisa que acho que não cairá muito bem ao líder máximo de uma nação!
Será que se nota que também não gosto muito dele??

PS: Mm não gostando tenho de admitir que também não queria um presidente que só percebe de números e que quase não sabe falar... É dificil a vida de um eleitor nesta altura em que não há alternativas com qualidade... :(

ZP disse...

Já agora, essa do "profissional e intermitente" é fácil de ser visto em muitas outras profissões! É uma questão de olhar para alguns jogadores do F.C.P.! ;)