sexta-feira, novembro 04, 2005

De quem é a culpa?

Os distúrbios dos arredores de Paris continuam. E de quem é a culpa? Culpemos, antes de mais, os próprios delinquentes. Sem desculpas.
Há sempre quem justifique este tipo de acções, sempre injustificadas, com um hipotético racismo por parte das autoridades. Balelas. Ou não será racista da parte deles acharem-se no direito, por serem uma minoria, de fazer o que lhes dá na tola? Terei eu menos direito que eles à indignação? Não me parece.
Por isso culpo as associações de "anjos" anti-racistas que só vêem racismo por parte das maoirias europeias, muitas vezes porque fica bem. Ou será que alguém duvida que se fossem jovens como eu a pegar fogo a tudo o que lhes aparecesse pela frente, a polícia tinha entrado à bastonada e mandado uns quantos para o hospital? Mas como não são como eu... Existe uma imagem humanitária das forças de segurança a preservar.
Os proprietários das viaturas e edifícios queimados não têm direito à protecção polícial, pelos vistos, sob pena de se dar umas marretadas numa minoria racial.
Admirem-se se começarem a aparecer bandos de vigilantes... Serão logo apelidados de neo-nazis (e não duvido que alguns o sejam), enquanto que estes anjinhos são vítimas de discriminação. Justifica-se?

5 comentários:

Anónimo disse...

Comparar Maio 68 com os actos de vandalismo que estão a ocorrer agora nops arredores de PAris nao me parece muito acertado...mas se calhar n percebi a analogia...

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

São ambos "desculpabilizáveis" por conjunturas políticas. Maio de 68 só se tornou mais erudito, por ter alguns "intelectuais" de acordo (em claro aproveitamento político).
A História tem o condão de dourar a pílula...

Anónimo disse...

ok! se ves isso dessa maneira. Continuo a n achar a analogia muito adequada... Maio 68 veio num contexto de greves gerais em q houve um confronto da maioria dos Franceses com a autoridade da epoca. Os acontecimentos actuais nada têem a ver com greves ou mau estar geral dos franceses, mas tem a ver sim com delinquencia e , ao meu ver, resposta justificada da autoridade.

Anónimo disse...

"O tiro, mais tarde ou mais cedo, sai sempre pela culatra aos bandidos. Agora é a vez dos Colaboracionistas. É assim agora, foi assim no passado, quando colaboraram com os Nazis. Os Mouros estão a destruir Paris, e espero que a façam em cacos. Só nos estão a ajudar!"
Quitéria Barbuda in "Paris já está a arder", Revista "Espírito", nº 21, 2005.

www.riapa.pt.to

Elise disse...

acumular milhares de famílias de um nível sócio-económico baixo, num espaço reduzido é o mesmo que accionar uma bomba relógio.

depois os programas de inserção/prevenção são inexistentes ou ineficazes, porque são caros, por causa do multiculturalismo, etc,etc.