quinta-feira, novembro 10, 2005

A frase demoníaca

Escrevi num "post" anterior a frase "Os pais desses meninos deviam ser postos atrás das grades com a prole por que são responsáveis.", referindo-me aos pais dos jovens cavalheiros que gostam de praticar arremesso do peso com "cocktails molotov". Fui acusado, por meio de comentários anónimos, de ser "um racista social". Porquê? Devo ser realmente estúpido, porque não percebo a razão de tal crítica. Talvez seja um problema de interpretação da frase.
Por isso explico, aqui a frase (não o que quiz dizer, mas a frase): "Os pais desses meninos deviam ser postos atrás das grades" não será a parte problemática, penso eu, sendo a segunda parte mais melindrosa para quem faltou às aulas de Português (ou, simplesmente tem uma interpretação das palavras diferente da minha); continuando, "com a prole" quer dizer "com os filhos", e "por que são responsáveis" é o mesmo que dizer "pelos quais são responsáveis". Se alguém tiver uma interpretação diferente diga-mo, por favor. Não gosto de cometer erros na minha língua mater.
Se a questão não é de interpretação, então agradeço que me expliquem onde está o racismo social. Eu acho tão responsável pela educação da sua prole o endinheirado que se ausenta da vida daquela, por vezes omitindo-se de lhe incutir uma moral sólida, como o pobre que faz o mesmo. Conheço muita gente que fez sacrifícios difíceis, sem posses, para que os filhos nunca se sentissem abandonados, ou imunes ao castigo.
Esclareçam-me, se necessário, mas com jeitinho. ;)

1 comentário:

Elise disse...

nenhum pai ou nenhuma mãe gosta de ser responsabilizado/a pelas acções dos filhos. a culpa será sempre de outra entidade, de outra pessoa, etc, etc.

Li num artigo que a culpa até seria dos valores franceses, que corrompem a sociedade patriarcal árabe, e instigam as muçulmanas a procurarem mais direitos e liberdades, afectando assim a autoridade parental do marido. Enfim.

Os jovens sairam de casa com o consentimento dos pais. E à noite, enquanto incendiavam os carros, dos prédios os pais gritavam "Allah Akbar".