sexta-feira, julho 29, 2005

O que tenho aprendido (aos anónimos)

Sou recente neste meio de difusão de ideias, opiniões, ou personalidade, a que alguém um dia chamou "Blog" (ou o aportuguesado blogue), por isso considero-me ainda num período de aprendizagem. Mas já fui apanhando algumas coisas, não só a nível de melhoramento do blog que assino, mas também no que diz respeito ao fenómeno sociológico da "blogosfera". Vou partilhar algumas das minhas conclusões, passíveis, como considero lógico, de reparos e contradições.
Há muito leitor de blogues que comenta anonimamente. Pelo me tenho apercebido, existem duas razões principais para este comportamento (não menosprezando outras, como a falta de paciência para escrever o nome ou a timidez, injustificada): há aqueles que, por tencionarem contradizer o texto a comentar, se inibem de se identificarem (não percebo porquê); depois há aqueles que não se identificam, pura e simplesmente porque aquilo que escreveram não é assinável (devem ter vergonha, por isso não assinam), acovardam-se perante as asneiras que debitaram.
Reparei, também, que entre os blogues de difusão e debate de ideias e opinões, e os que servem de diário íntimo, aparecem a espaços os de pura propaganda partidária, cujos autores têm os perfis quase sempre barrados, podendo palavrear no anonimato. Deduzo que, nestes casos, haja algum receio de reconhecimento na filiação a um determinado partido, deitando por terra as suas reinvindicações de isenção.
Sempre me habituei a dar a cara. Sempre vi quem não o faz como indivíduos de fracas convicções.

2 comentários:

PTG disse...

Nem precisa dizer que também faço questão de assinar, certo?
Abraço!

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Claro! É como deve ser. Até porque não custa nada. É só screver o nome, a sigla! Agora comentários "Anonymous"? Ou publicar-se um blogue de opinião ou difusão de ideias que podem influenciar os outros, e não se responsabilizar, escondendo o perfil?