sexta-feira, março 03, 2006

Terrorismo ideológico

O Spartakus chamou-me à atenção este artigo de Vasco Pulido Valente no Público. Aqui VPV trancreve alguns excertos de uma homilia do Cardeal de Lisboa, D. José Policarpo. A "dificuldade em acreditar em Deus não toca na insofismável realidade de Deus", disse o cardeal patriarca. Pessoalmente acho que a dificuldade está em acreditar em Deus, sendo mais fácil não acreditar. Para além disso a realidade de Deus só é insofismável para os crentes. Quem sou eu, crente, para proibir o próximo, não crente, de duvidar da minha crença? Por alguma razão ele é não crente...
O tal "direito à blasfémia" que o Cardeal parece condenar é que deve ser insofismável. Um bom cristão defende a sua fé argumentando com os blasfemos, ignorando-os quando estes deixam de argumentar a lógica e passam à ofensa pura e gratuita.
A tolerância, que, pessoalmente, leio na mensagem de Cristo, é para todos, até mesmo para aquele que prefere insultar-me pela minha crença.

Sem comentários: