quinta-feira, março 30, 2006

Há debates e debates: Uma questão de educação.

Vi, hoje à tarde, um pouco do debate mensal no parlamento nacional. Costumo ver os debates semanais que as nossas televisões lá vão transmitindo. É raro não se ver uma outra salganhada, no mínimo, estourar nesses "educados" debates.
Estive agora a ver, a ver se ganho sono, um debate na BBCWorld entre um trabalhista e um conservador ingleses, em que se discutiu o finaciamento das campanhas partidárias. Tinham ambos ideias opostas sobre o assunto, concordando aqui e ali em pormenores ou questões mais universalmente aceites, mas nunca nenhum deles levantou a voz. Respeitaram sempre o tempo um do outro, aceitaram e seguiram sempre ordeiramente a mediação da jornalista, e não me apercebi de uma única tentativa de monopolização da conversa, fazendo discursos de comício. Também não ouvi uma única "boquinha" pessoal ao adversário. Comportaram-se como duas pessoas educadas que se respeitam pessoal e politicamente.
Conheço uns quantos portugueses que aprenderiam muito com estes dois senhores, incluindo um de vetusta idade e bochechas descaídas.

Sem comentários: