terça-feira, maio 03, 2005

O túnel político


Era uma vez um projecto de fazer um túnel da Rua de Ceuta (é mais da Praça Dª Filipa de Lencastre) ao antigo Jardim do Carregal, na cidade do Porto. Chegado à Câmara da Invicta, Rui Rio reparou que, no dito projecto, o famoso buraco desembocava muito próximo da entrada das urgências do Hospital de Stº António. O actual Presidente da Câmara achou que esta situação podia causar problemas, por isso decidiu prolongar o túnel. Este prolongamento, até à Rua D. Manuel II, atira o buraco para a frente do Museu Soares dos Reis.
Heresia! Gritam os opositores de Rui Rio. Antes a morte! Choram os senhores do Instituto do Património Arquitectónico (ou qualquer coisa no género). Parem a matança! Ordenou a Ministra da Cultura. E a obra parou, embargada.
Agora temos, aqui no Porto, um estaleiro de obra parado, mesmo em frente ao dito Museu. E culpa, parece, é do Presidente da Câmara!
Aposto que se não estivéssemos em ano de eleições autárquicas este problema seria muito mais leve… Até porque ninguém com dois dedos de testa prefere prejudicar um serviço de urgência em favor de um museu que quase ninguém visita, desconfio. Estou no Porto há cerca de 10-11 anos, e nunca lá pus os pés, nem conheço mais de 3 a 4 pessoas que digam lá ter ido…
Fico com a impressão, com este e outros exemplos, de que o país está à mercê de políticas partidárias… Talvez seja de mim…!

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog!
Prometemos passar por aqui de vez em quando e deixar os nossos comentários.
Beijinhos!
Nádia e João.

AA disse...

Gonçalo:

Recomendo-te este artigo d'O Insurgente (um blogue muito bom).

Vê se constróis uma lista de links, pá! :)

Um abraço,

António

Anónimo disse...

Abaixo o Património, viva a construção.
Nós só queremos betão a crescer, betão a crescer, betão a crescer.

Concordo Plenamente contigo.
Acabemos com os museus, que são sitios que acumulam pó as toneladas, sendo graves ameaças a saude publica...ah pois é!! Porque que há tantos asmaticos em portugal???
Ah!!!!
Para quem não sabe, segundo um estudo de uma reputada universidade das berlengas, 98% dos ataques de asma acontecem dentro de museus...

Acabemos com os museus.

Abraço Claudio