segunda-feira, abril 25, 2005

25 de Abril

Hoje Portugal celebra a libertação. Foi uma libertação de começo bastante azedo, sob ditadura (de novo) do Conselho da Revolução, dos senhores que se acharam no direito de decidir qual era o novo rumo para Portugal. O regime anterior, de ideologias supostamente de direita extremada, tinha que ser contrariado a todo o custo, nem que para isso fosse preciso obrigar todos os Portugueses a aceitar, ou "engolir", as políticas de extrema esquerda. Quem estiver contra que se lixe, mesmo que seja a maioria dos Portugueses. Mesmo hoje em dia isso soa-me a fascismo... de esquerda.
De qualquer das maneiras, foi a 25 de Abril de 1974 que se iniciou o caminho para a democracia. Ainda hoje em dia se luta por ela, já que por vezes tenho a sensação de ainda existir o PREC. Ainda andam por aí uns senhores que, por acharem que a sua razão é tão imaculada, consideram que todos aqueles que dela duvidem ou recusem são uns broncos ou têm más intenções.
Por outro lado, temos aqueles que se esquecem que a democracia dói, que nem sempre as coisas são como nós queremos, que nem sempre o voto democrático é perfeito, e por isso querem limitá-la.
Democracia é também aceitar que nem sempre nos dão razão...

1 comentário:

PTG disse...

E ainda não foste a uma assembleia municipal em Vila do Conde!!! Aí, independentemente dos mandatados, há sempre 2 grupos: o da razão (grupo unitário a quem outros perguntam se é p votar a favor ou não) e o dos ..."ignorantes"! Sinais de liberdade, portanto.