sábado, setembro 17, 2005

Portugal, Portugal

É o presidente da Assembleia da República que cede aos interesses partidários e muda as regras e os procedimentos usuais, de forma a colaborar com a prestidigitação do Governo. É um tal de José Maria Martins, advogado de defesa de Carlos Silvino (ou Bibi), que quer ser Presidente da República. Pior que isso, há quem o apoie. Nunca quis entrar na política, diz ele, mas ofereceu-se para defender o Bibi num caso bastante mediático, e bastou-lhe uns amigos (sugiro que no meio de uma jantarada bem regada) sugerirem-lhe que se candidatasse... 'Tá bem...
Quanto ao famigerado caso do número dois na hierarquia nacional que dobra as regras, era desnecessário. Com maioria absoluta , o PS pode fazer passar a lei que quiser na Assembleia, e essa, Sampaio não veta. Mas perdia eleitorado. E o problema do partido de Sócrates está aí, na "performance" eleitoral.
Já as declarações de Ana Drago (fiquei enjoado, agora), em nome do Bloco canhoto, não surpreendem ninguém: a imoralidade da actual lei é, para eles, verdade absoluta. Se admitissem acreditar no capeta, teriam a certeza de que todos quantos defendem ser imoral o aborto são seus correlegionários, verdadeiros demónios ao serviço do reles mefistófeles. Todos os métodos que ajudem à sua causa são bem vindos, mesmo que impliquem perverter as regras correntes na casa das leis.
Para acabar, gostaria de repetir uma pergunta já muito batida: Se, no anterior referendo, tivesse ganho o sim à despenalização do aborto, discutir-se-ia agora um novo referendo, dando a hipótese de voltar à penalização? É esta a democracia na República Portuguesa.

2 comentários:

EAS disse...

Concordo com muito deste post, Goncalo.
Essa menina, Ana Drago, faz parte daquele grupinho de pessoas que pensa que somos todos estupidos e burros, pelo simples facto de nao pensarmos como ela... E' triste, muito triste, mas de facto essa menina e' deputada da nacao... Aposto que muitos, muito e muitos, que votaram no seu agrupamento partidario, nao fazem o minimo dos disparates que ela diz...

Elise disse...

Se a rede da Casa Pia começou a ser desmantelada foi também graças ao Dr. José Maria Martins.

Depois de o conhecer melhor (as suas opiniões na blogosfera) julgo que a sua candidatura será uma pedrada no charco.

Desejo-lhe boa sorte.