domingo, setembro 04, 2005

Aculturação Zoológica

Hoje fui ao Parque Biológico de Gaia ver uns animais que por lá andam, uns presos, outros nem por isso, e dar um passeio com a minha namorada. Confesso que também prestei atenção a algumas plantas, mas não é esse o meu maior interesse no Parque.
A razão por que aqui escrevo sobre isso tem a haver com três episódios que presenciei, e que me deixaram boqueaberto e mais desiludido com o civismo e a falta de conhecimento em relação a animais bastante comuns e conhecidos. Passo a contar o primeiro:
» Estava a ver os cágados e tartarugas, quando uma conversa entre mãe e filho me chamou a atenção. Dizia o anafado infante, apontando para o letreiro onde se lia sobre os cágados-da-Florida (Trachemys scripta elegans), que os descrevia como tartarugas _ "Olha, Mãe! Afinal temos uma tartaruga a sério lá em casa, e não um um cágado!". A mãe lê o dito letreiro e confirma _ "É uma tartaruga...". Não é a discussão cágado/tartaruga que aqui me aflige, pois não tenho assim tantos conhecimentos de herpetologia, mas o facto de naquele texto se incluir um pedido para não os comprar, pois são uma praga introduzida na Europa, pedindo, também, a quem as possuisse que as entregasse no parque, ou em qualquer outro centro de recuperação de vida selvagem. A mãezinha leu o letreiro, e tudo que ficou foi "é uma tartaruga"...
A segunda história é a menos grave, já que envolve o reconhecimento de animais que não são assim tão comuns, havendo mesmo algumas confusões quanto a tamanhos e coisas do género. Mas quem não sabe, não inventa, e o Parque tem informação disponível nas cabines de observação de cada grupo de animais.
» Estava a observar o texugo (Meles meles) num comportamento compulsivo, andandando de um lado para o outro sempre pelo mesmo caminho, quando chega um casal de cerca de 50 anos, cujo membro masculino tinha mesmo aquele ar de "eu é que sei!". _ "Olha um porco!" _ imitando de seguida, com um grunhido, um porco. _ "Um porco?!..." _ duvida a esposa, _ "Um porco-espinho." _ assegura o sabichão. Ora, garanto-vos que nem o porco-espinho (Hystrix cristata) grunhe como um porco, nem tem muitas parecenças. O porco-espinho tem espinhos preto e brancos...!
Vou já ao terceiro episódio, mais grave que o anterior, por envolver um animal tão conhecido como uma galinha. Atentem:
» Na fase final da visita, reparei nuns coelhos-bravos (Oryctolagus cuniculus) que andavam soltos no meio de um relvado. Como os apontei à minha companheira de passeio, uns senhores que por ali passavam, um senhor e duas senhoras com idades semelhantes às do casal anterior, olharam na mesma direcção. _ "São toupeiras" _ ouvi dizer o senhor, _ "Tens certeza? Não são coelhos?" _ duvidou uma das senhoras, logo corrigida pela outra _ "São parecidos, mas são toupeiras. Não estás a ver as orelhas compridas?". Dois contra um, verdade inegável: estávamos na presença de toupeiras gigantes e orelhudas. Há várias espécies de toupeiras, que vos ajudo a comparar com um coelho. A ver: toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus); toupeira-cega (Talpa caeca); toupeira-comum (Talpa europaea); e toupeira-romana (Talpa romana). Estas são as toupeiras constantes no Guia FAPAS - Mamíferos de Portugal e Europa, e são todas muito parecidas entre si (só a toupeira-de-água se distingue das outras sem as biometrias), mas nem de perto parecidas com um coelho.
Por favor, não façam estas figuras. É melhor confessar na dúvida e perguntar a quem sabe, ou ver na literatura disponível.

3 comentários:

Anónimo disse...

são as famosas "toupeiras Dumbo"!LOL

Anónimo disse...

também lá estive pela primeira vez a tentar mostrar á minha filha aqueles animais estranhos que nem ela nem eu, confesso tinhamos visto mas o que mais me impressionaou foi uma conversa tido por uma pessoa, tratador dos cavalos, (suponho pois estava a transportar um e a falar deles identificado como funcionário)mas a falar do abandono que estes animais estavam a sofrer no parque, fiquei chocada e de facto eles estão bem magros. fiquei mesmo desolada com esta conversa ainda por cima porque tudo até aquele momento me pareceu bem bonito.

Pedro disse...

A mim o que me interessa são as plantas... Mas mesmo assim não percebo nada, nem invento... mas ok! Há pessoal que não percebendo nada gosta de se armar em sabichão!