quarta-feira, outubro 26, 2005

Anonimato e responsabilidades

No princípio deste mês de Outubro, fui informado do nascimento de um novo blogue dedicado a Vila do Conde. Se não me engano, fui o segundo visitante deste blogue, e fiquei logo com a impressão de seria uma voz, ainda muito verde nestas coisas de blogosfera, contrária à maioria dos blogues vilacondenses que por aqui proliferam (ou seja, um blogue anti-oposição de Vila do Conde). A curiosidade e a fome por debate fizeram-me acompanhar o esforço de Rita (é tudo o que sei sobre o autor, pois não tem perfil completo), que começou, suavemente, por falar sobre Vila do Conde sem entrar em grandes discussões. Até que um dia resolveu dar uma vista de olhos pelos "sites" das juventudes vilacondenses afectas ao PS e ao PSD. Enquanto que à JS criticou a falta de "site", à JSD de Vila do Conde resolveu criticar severamente os seus principais dirigentes. Todos excepto ao Presidente da Mesa do Plenário, a quem teceu rasgados elogios.
O problema é que o fez com ofensas sérias e algumas mentiras. Sei-o porque conheço os alvos das mentiras (dos outros não posso falar). Como o blogue era escrito de forma anónima, ninguém sabe de onde veio tamanha animosidade. Condenei Rita por isso em forma de comentário, e continuo a achar que fez mal. Muito mal.
Para azar de Rita, os lesados (não sei se todos) começaram a mandar ameaças de processo civil para o a morada electrónica do blogue. Segundo sei (porque me chegaram alguns via correio electrónico), as queixas e ameaças escalaram a níveis exagerados, onde pediam que Rita acabasse com o blogue, sob ameaça de cadeia.
Que se exijam pedidos públicos de desculpa, ou que se apague o post em questão, sob ameaça de processo (o resto é com a lei), concordo. Que se exija a identificação do autor de tão baixos comentários, assino por baixo, até porque sou contra qualquer tipo de anonimato da parte dos autores dos blogues. Mas que se queira calar por completo uma pessoa sem sequer lhe dar hipótese de retracção, já não concordo. Mas foi isso que foi exigido pelos lesados.
Rita cedeu. A princípio apagou o post, depois escreveu um rotundo FIM como título de um post, que se limitou ao título. Agora o Vida na Vila está reduzido a isto.
Se calhar Rita nunca se devia ter aventurado na blogosfera, por falta de juízo, mas não lhe deram hipótese de aprender com os seus erros, ainda mantendo a sua voz viva.
Responsabilizem-se os bloguistas por aquilo que escrevem, mas calar à força não.

6 comentários:

Elise disse...

liberdade de expressão sim, mas com algumas reservas.

AA disse...

Gonçalo, andas meio parado...

EAS disse...

Completamente e integralmente de acordo.
Com este post, fizeste com que nao me desse ao trabalho de voltar a postar sobre o assunto!
100% de acordo!

Anónimo disse...

Não concordo consigo na questão do anonimato. Existem certos blogs que o anonimato faz parte do fascínio (vide ovilacondense) Na verdade não é por estar um nome a assinar a posta que a torna menos ou mais interessante. Para mim é irrelevante a assinatura desde que o autor consiga prender a atenção e dar algo de si.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Tudo bem, caro, 'ponto'. Não vou discordar. Mas não acha que aquilo que se escreve publicamente ganha força e respeito, quando damos a cara?

Anónimo disse...

Não, nada. Não o conheço, o seu nome não me diz nada.
No entanto se o que tiver a dizer for importante e inovador,se se mantiver no respeito para com os outros e tiver uma boa dose de humor o que diz tem força e respeito, pelo menos para mim.
Como ve também sou anónima e no entanto mereci de si o respeito de me responder.