segunda-feira, outubro 31, 2005

Alberto Costa, Ministro da Justiça

No blogue Verbo Jurídico, lêem-se tês "posts" seguidos que vale a pena ler, nem que seja só para formar opinião, em consequência de outro "post" no mesmo site, o "Curriculum do Sr. Ministro Justiça (2)", onde se publica um acórdão do Tribunal Administrativo que mostra um episódio negro na vida de Alberto Costa.
No primeiro, "A entrevista", é publicada uma entrevista ao jornal "O Independente" ao Advogado José António Barreiros, que confessou que "Quiseram para ministro quem eu não quis para director de serviços. São critérios. Mas o problema não é ele ser ministro agora. O problema é ele ter sido deputado, ministro da Administração Interna e sei lá mais o quê. Acho que quem permite isso e com isso coexiste que responda. Eu respeitei-me, demitindo-o. Ponto final.". Porquê o despediu? Por ter feito pressão sobre um Juíz sobre um caso que tinha que ver com a aquisição pela Emaudio de uma participação no negócio da televisão de Macau. (Lembro que a Emaudio é uma das empresas com participação, grande, da família Soares). A ler.
O "post" seguinte, "Memória", cita uma peça de Adriana Vale, n'O Independente. Neste texto pode ler-se, entre outras coisas, acerca da protecção que o Governador de Macau Carlos Melancia (lembram-se dele?) deu ao actual Ministro da Justiça.
O terceiro "post", "ASJP reclama esclarecimentos", limita-se a publicar um pedido de explicações por parte da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, que aproveitam, assim, para uma pequena vingança contra o Ministro Alberto Costa, que pode ser igualmente lida no site da própria Associação.
Leiam, porque um cidadão deve manter-se informado.

Sem comentários: