quarta-feira, agosto 24, 2005

O bem e o mal. Afinal quem é o dono da moral?

Voltei das minhas férias longe de um computador, e encontro na minha caixa de correio electrónico isto. Nada me deixa mais triste que provar desta forma que o Homo sapiens não é o dono da distinção do bem e do mal; não é o dono da moral. Achar que a diferença entre a espécie humana e as outras reside nessa distinção, é considerar que as pessoas que apoiam actos destes (como a Fátima Lopes) e os consideram normais, não pertencem à nossa espécie. Pode argumentar-se que os efectores da barbaridade distinguem o bem do mal, mas escolhem fazer aquilo, mas aqueles que não conseguem ver mal nenhum nestas imagens, têm uma percepção moral muito diferente da minha.

5 comentários:

Anónimo disse...

"A não- violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens." - Thomas Edison

Anónimo disse...

"Serei um cão, um macaco ou um urso, Tudo menos aquele animal vaidoso Que se vangloria tanto de ser racional "
Fonte: "A Satire Against Mankind"
Autor: Wilmot , John

Elise disse...

Os chineses não concebem algo como os direitos dos animais. O homem que está a esfolar o animal enquanto este ainda está vivo, encara o guaxinim como um objecto. É a pele desse objecto que irá providenciar dinheiro para ele poder comprar comida, ou roupa para si e para a sua família.

Com a Fátima Lopes e outros costureiros não sou tão benevolente. O facto de usarem nas suas colecções pele verdadeira, incentiva ao crescimento destas "quintas". E por muito que ela afirme que as peles que usa são oriundas de quintas onde os animais são abatidos de forma mais "humana" (seja lá o que isto for), com a globalização nada nos garante que aquela pele não seja oriunda da China ou outro país asiático.

Não sou vegetariana, não sou contra ostestes laboratoriais em animais, mas sou contra o uso de peles verdadeiras.

Depois de ver este filme, o que impede os criadores de usarem as peles artificiais?

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Elise: O pior é que é provável que o chinês esteja a trabalhar numa empresa estatal, e que receba uma ínfima fracção do valor da pele. O estado chinês finge preocupar-se, mas continua a deixar (se não a incentivar secretamente) que se prendam ursos e pandas com tubos directos ao fígado, para lhes tirar a bílis; ou continua a não proibir a chacina de tigres, chegando até a fechar os olhos mesmo àqueles ilegalmente caçados em território russo.

Elise disse...

Não ficaria surpreendida Gonçalo. A China ainda é uma sociedade fechada que não abdica de rituais e práticas ancestrais. E reafirmo: direitos dos animais? o que é isso para um chinês?

Cumprimentos, bom fim de semana!