segunda-feira, agosto 29, 2005

Homeopatia

Ao ler este artigo no Público de 29 de Agosto deste ano de 2005, lembrei-me das minhas aulas de Química no secundário, e as laboratoriais da faculdade. Os homeopatas acreditam ser possível pegar numa solução de uma qualquer essência (lembro que falo de soluções, portanto, já de si diluídas), com um qualquer princípio activo, diluí-los milhares de vezes (não poucas vezes, dezenas de milhares de vezes), e aumentar a força daquele princípio activo, por força de uma agitação especial que deixa uma impressão do princípio activo nas moléculas de água.
Eu acredito que alguns dos frascos vendidos pelos homeopatas, depois de tantas diluições, não contêm nada além de água. Quanto à impressão nas moléculas de água, não vejo como pode acontecer. Para quem não sabe, as leis da física e da química inorgânica são rígidas: Uma molécula de água é constituida por dois átomos de hidrogénio ligados a um átomo de oxigénio, formando entre estas duas ligações um ângulo específico. Se infligirmos alguma alteração num dos átomos ou nas ligações e forças entre eles, a molécula deixa de ser água. Segundo o que aprendi, podemos assistir à formação de água oxigenada (dois átomos de cada elemento - H2O2) ou de dois gases separados (oxigénio - O2 - e hidrogénio - H2), mas nunca de uma molécula de água adulterada.
Confesso que não entendo a homeopatia. Se calhar o defeito é meu.

4 comentários:

AA disse...

heheheh

que possa fazer bem por efeito placebo não é tão mau. o que é enganoso é alegar-se sem qualquer prova científica (experimenta, empírica, etc), que faz mais do que isso...

Elise disse...

em 1997 tive um fisioterapeuta que era também homeopata. NO COMMENTS.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Pinto Ribeiro:
Entre os Profs Marcelo e Aníbal, gosto de ouvir a ambos, mas o Marcelo é mais agradáel ao ouvido, enquanto que o Aníbal é mais um efector. Sempre gostei de governantes que não pedem licença para fazer.

Anónimo disse...

Sabias que tambem ha quem se diga veterinário homeopata?alias, homeopata veterinário. Soube hoje de uma rapariga que era jornalista e depois de ter exercido durante 6 anos a profissao, lembrou-se que n era o que queria. Desde então "especializou-se" em homeopatia veterinária(?). So gostaria de saber como é que ela, não tendo qq formação médica, consegue tratar de doenças?!!?