terça-feira, agosto 30, 2005

Aprenda-se qualquer coisa

"Bombeiros chilenos dizem que Portugal gasta demasiada água a combater incêndios" é o título de um artigo do Público (encontrei-o on-line na página das últimas, não sei, portanto, se já foi publicada na edição impressa). Num país que padece, neste ano, de uma seca grave, um título destes altera-me negativamente o humor (quis evitar dizer que me irrita). Dizem os chilenos que se combatem os incêndios mais eficazmente, e com economia de água, desbastando os combustíveis à frente do fogo.
Continuando a ler descobri que o título é curto (não nas palavras mas na cobertura real dos assuntos do artigo). O especialista chileno "Carlos Weber Bonte disse ainda que os incêndios em Portugal desenvolvem-se com muita violência e notou que há muitas habitações junto das áreas florestais, o que não sucede no Chile.". Quanto à violência, pode explicar-se no caso das monoculturas extensas de eucaliptos e pinheiros (Eucalyptus globulus e Pinus pinaster, para quem quiser saber), verddeiros incendiários do mundo vegetal. Quanto à proximidade das habitações às áreas vegetais, prova-se que em Portugal não se cumpre a lei, nem se faz cumprir. Não está legal, faz-se queixa! Obrigua-se as entidades de fiscalização a actuar! Mas somos todos gajos porreiros, cheios de medo de sermos apelidados de chibos se fizermos valer os nossos direitos e obrigações de fazer cumprir a lei...
O povo Português não parece querer compreender que é preciso fazer queixa de tudo e mais alguma coisa, se queremos que a lei se cumpra e as coisas funcionem.

4 comentários:

Elise disse...

"O povo Português não parece querer compreender que é preciso fazer queixa de tudo e mais alguma coisa, se queremos que a lei se cumpra e as coisas funcionem."

Pois é. Enquanto a maioria dos tugas achar que está tudo bem, desde que os incêndios não sejam à porta de sua casa, não nos erguemos das cinzas.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Devo salientar que essa frase em particular não se refere só aos incêndios, mas a toda uma cultura de "gajos porreiros", que parecem preferir serem roubados e enganados a serem apelidados de Chibos... Até eu tenho medo, confesso.
(façam o que eu digo, não liguem ao que faço. ;))

Elise disse...

Ainda sobre o analfabetismo funcional, via Grande Loja do Queijo Limiano:

http://noblat.ultimosegundo.ig.com.br/noblat/visualizarConteudo.do?metodo=exibirArtigo&codigoPublicacao=10453

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

A semelhança é gritante!