domingo, agosto 28, 2005

Que foi feito?

A propósito do post "Preocupante", muito bem escrito pelo AA no A Arte da Fuga, senti vontade de exigir explicações à geração que fez e/ou passou pelo 25 de Abril de 1974. Que fizeram vocês com a liberdade? Onde está a democracia real e honesta tão anunciada? Onde está a educação isenta e eficaz que prometeram na vossa Constituição? Onde está a Constituição funcional, democrática e para todos?
Nasceram e viveram sob o jugo do Estado Novo, em ditadura, exigiram liberdade, e quando a conseguiram (e apenas por isso vos agradeço), deitaram tudo a perder:
»Tudo o que o regime anterior teria de positivo, foi deitado fora com o negativo.
»A Constituição que nos deixam não é democrática: é programática, impondo à minha geração (eu nasci em 1976) políticas cuja funcionabilidade já se provou muito baixa, e proíbe a constituição de alguns partidos, numa atitude de menino mimado que tapa os ouvidos para não ouvir aquilo de que não gosta.
»Transformaram a educação num meio de divulgação de ideias e ideais, em vez de um meio de aprendizagem, avaliação e potenciação de talentos.
»Transfiguraram a discussão política numa feira de egos inchados a viver de méritos passados e muitas vezes alheios, em que os Partidos transformaram-se em clubes de adeptos cegos, e deixaram de lutar por ideais, passando a chafurdar e conspirar por postos e títulos bacocos.
Que foi feito, afinal, com o 25 de Abril?

4 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Agrada-me que tenha gostado. E obrigado pelo link!

AA disse...

Muito bem, Gonçalo, deixa-me matutar sobre o que escreveste...

Elise disse...

"Que foi feito, afinal, com o 25 de Abril?"

O povo analfabeto funcional não quer saber. E enquanto não quiser saber, não vamos a lado nenhum.

O povo acaba por ter o que merece.

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

O povo tem sempre o que merece...