domingo, junho 18, 2006

"Trabalho socialmente útil"

Acabei de ouvir na televisão a expressão que serve de título a este texto. Foi um responsável por uma prisão (ou prisões em geral, não percebi bem) de Angola, onde os condenados fabricam bolas de futebol. Não falava do trabalho que eles agora fazem, mas do objectivo de tal empresa: preparar os presidiários para uma vida de "trabalho socialmente útil" quando forem postos em liberdade.
Gostaria de saber o que é "trabalho socialmente útil", já que o entendo como trabalho extra emprego, que um indvíduo oferece à sociedade: voluntariado. Não acredito que aquele responsável se referisse a isso. Referia-se, parece-me, ao emprego propriamente dito.
Alguém vê o seu emprego como "trabalho socialmente útil"? Ou será antes trabalho economicamente útil, do ponto de vista individual (quando muito familiar). Há por aí muita gente a quem convém classificar o seu emprego daquela forma, de forma a elevar a sua importância, e manter uma imagem de altruísmo bacoco em prol do bem comum. A sua importância para o empregador, seja por ter qualificações ou talentos raros, ou por ser um empregado de elevada qualidade, torna-se assim secundária.
Deixem-se expressões cujo efeito é a lavagem cerebral e pressão social, e preocupem-se mais com a competência e a recompensa pessoal.

Sem comentários: