quarta-feira, junho 07, 2006

E apanhar sol... posso?

Sempre usei as bandeiras balneares como elementos informativos, confesso. Já nadei muitas vezes com bandeira vermelha (mas só daquelas mais pró alaranjadas, e em zonas que conheço) e nunca me impediram de o fazer.
A partir de agora passarei a pagar multa se ignorar as bandeiras vermelha e amarela (coisa que nunca fiz verdadeiramente). Pagarei multa se for apanhado dentro de água em zonas não concessionadas.
Posso conceder que estou a dar trabalho ao nadador-salvador se a minha aventura em mar revolto, ou assim classificado, me correr mal, mas não cedo em mais nenhum ponto. Nas zonas não concessionadas não estou a pôr mais ninguém em risco, e se vou para dentro de água, vou por minha própria conta e risco... Mas o estado pretende proteger-me de mim mesmo.
Também vão pôr bandeiras vermelhas nas praias cujas águas sejam consideradas impróprias para banhos, além dos já obrigatórios editais. Se a informação sobre qualidade da água de uma determinada praia está lá afixada, eu leio-a e decido por mim se arrisco ou não. Mas agora passarei a pagar multa por pôr em questão a minha saúde.
E a bandeira amarela? Pagará o banhista irresponsável que se atrever a tirar os pés da areia quando esta côr ondular ao vento na praia. Não pode nadar. Na minha terra, na Madeira, isso implica não entrar dentro de água, por não haver onde pôr os pés, ou ficar impedido o arrojado banhista de fugir à rebentação das perigosas ondas no calhau... Num caso, fico a seco, como se a bandeira fosse vermelha, no outro deixo que as ondas me esfreguem contra os calhaus da praia, por não poder nadar para evitar a multa.
Resumindo: não posso nadar em praias não vigiadas; não posso senão molhar os calções quando a bandeira amarela estiver hasteada; Quando a bandeira fôr vermelha nem os dedos dos pés posso molhar, esteja o mar como estiver, não vá eu obrigar os rapazes e raparigas de fatos de banho vermelhos interromperem as suas actividades lúdicas, ou incorrer no risco de me aparecer uma mancha duvidosa nas costas.
E apanhar sol cancerígeno... posso? Ou apanho multa por não pôr protector solar...?

Sem comentários: