terça-feira, junho 20, 2006

Conversa nos comentários

Em resposta a este post, uma leitora que assinou com um . (ponto) diz: "[...]Quanto ao tema em questão, penso que tem a ver com com a expressão " tornar os detidos socialmente uteis".- " Ele é útil ou pode ser util para a sociedade" Ouço imensas vezes essa expressão.A sua posta fez-me pensar na minha profissão, será que ela é util socialmente ou só me é util economicamente?Depois lembrei-me de uma frase que o meu pai me disse há muitos muitos anos, quando sendo eu ainda criança lhe disse o que queria ser no futuro- as outras crianças queriam ser professoras, bombeiros, polícias e penso que devo ter apanhado o meu pai de surpresa- "filhinha é uma profissão muito nobre" Não me disse vai em frente que é uma profissão que dá muito dinheiro.Gosto de pensar que embora muitas vezes o factor económico seja importante, para uma pessoa se sentir verdadeiramente realizada tem de haver uma certa "nobreza"."
Não deixa de ter razão, esta leitora, pelo que resolvi responder, na mesma caixa de comentários: "Eu acredito e defendo que todas as profissões são nobres, e até defendo que devemos escolher a nossa carreira pela elevação individual que esta nos pode transmitir, se nos sentimos bem com ela. Já muito discuti em privado que quem escolhe uma profissão só para fazer dinheiro, corre sérios riscos de vir a ser infeliz. Mas falo de de escolha individual e de "lucro" pessoal.Todas as profissões têm o seu lugar social, mas o meu trabalho individual não deve ser avaliado pela natureza da profissão, mas pela minha eficácia.Eu posso ser despedido por por variadas razões sem que a profissão em geral seja prejudicada. Posso até ser despedido por que aquela profissão específica perdeu o significado social...Mas é sempre o indivíduo, e não a sociedade, quem prevalece numa economia séria." (Corrigi um ou outro erro que descubri nas minhas palavras).
Devo acrescentar, para defesa do meu texto, que o responsável pelas palavras que serviram de inspiração àquele post, falou no futuro, e usou a expressão "lá fora" logo a seguir à comentada "trabalho socialmente útil".
Agradeço à leitora a pertinência da sua questão, e a oportunidade que me deu de me esticar no assunto. Espero que continue a ler este blog, e que comente mais vezes.

Sem comentários: