quarta-feira, dezembro 24, 2008

Gastronomia

Ouvi hoje o Antena Aberta, na RTPN. A pergunta do programa era sobre alimentação. Estava a dieta dos Portugueses em discussão.
Um certo espectador telefonou e apregoou aos sete ventos a sua opção alimentar. Gabou-se de boca cheia da sua dieta macrobiótica, quase vegan, pelas suas palavras, e de se recusar a comer cadáveres, cheios de toxinas e venenos afins. Parecia irritado, este participante, e bastante crítico da minha reles e mal-intencionada alimentação carnívora, que provavelmente me matará dois anos antes do meu tempo, com um sorriso nos lábios.
Será que este senhor sequer sabe o que são toxinas? E será que ele sabe de que nutrientes se priva ele por não comer carne? E mesmo que estivesse cheio de razão, por que raio acha ele que a minha opção alimentar não é tão válida como a dele? Eu não o chateio por não comer carne nem o denigro com tamanha veemência por preferir uma dieta incompleta.
Deixe-me em paz, senhor!

1 comentário:

ZP disse...

E saberá ele a quantidade de "toxinas" e pesticidas que são usados na agricultura? Mesmo na biológica conseguirá garantir-se que a água ou os solos utilizados não estarão contaminados com fertilizantes (na melhor das hipótese) dos vizinhos?

Lembro-me de uma saída a Vila do Conde, para ver as Masseiras (acho que se escreve assim), numa aula de ecologia. Perguntamos ao agricultor porque num quadradinho da área plantada havia uma vedação, as que ele respondeu: aquilo é para nós, não leva produtos... Então como não despejaram nada em cima é tudo purinho?? Por favor...


Sou, com muito orgulho, omnívoro! Limitarmo-nos a alguma parte desse regime alimentar não é, na minha opinião, nem natural (se com a nossa espécie ainda faz sentido falar em comportamentos naturais já é outra história...), nem saudável! Além de que não tem piada nenhuma!!!


Bom Natal!