quinta-feira, outubro 26, 2006

Ofensores e ofendidos



Terça-feira passada fui a uma festa na Students Union aqui da Universidade. Era uma festa inspirada na Bier Fest alemã. Claro que quem me levou lá foram os alemães com quem vou tendo alguns laços de proto-amizade, mas depressa se arrependeram.
A prometida cerveja alemã não passava das leves pils que se compram em qualquer supermercado. Uma boa weissbier, por exemplo, nem vê-la... E a banda que lá foi tocar não era germânica. Eram uns seis britânicos que sabiam um pouco de alemão e que cantavam músicas do folclore bávaro, irlandês, britânico, e até cantaram "Delilah" de Tom Jones (o homem nasceu numa das principais ruas de Pontypridd, e eles não se calam com isso...). Os meus acompanhantes não gostam muito de folclore bávaro, e declaram-se embarassados.
As coisas pioraram quando, por volta das onze (hora a que deixaram de servir!!), os britânicos presentes, de fraca constituição para a cerveja, pelos vistos, começaram a mostrar a sua infantilidade alcoolizada: de cada vez que o anafado vocalista cantava em alemão, desatavam a marchar de braço direito levantado, imitando a saudação do Império Romano, e colocando dois dedos acima do lábio superior numa clara alusão ao ridículo bigode de Hitler. Os alemães presentes, ofendidos, abanavam a cabeça.
Má educação britânica, dirá qualquer pessoa minimamente educada, mas a indignação dos germânicos também me parceu desproporcionada. Se os bêbados queriam provocar, conseguiram-no: ganharam.
Fui falando com os alemães que acompanhava, e percebi que o problema deles era vergonha por aquele bocado escuro da sua História. Porquê? Que culpa têm eles? Nenhum deles era vivo! E a conversa revelou consequências deste condicionamento: a alemã do grupo defendia a proibição dos grupos Neo-Nazis que concorrem nas eleições do país dela. De tanto medo do que os outros pensam dela, por causa de acontecimentos muito anteriores à vida dela, pela nacionalidade dela, ela defende uma democracia aleijada (como a Portuguesa). Ela admitia que era pouco democrático da parte dela, mas qu tinha medo que eles voltassem ao poder.
Que vote! Vote contra eles! Faça campanha contra eles, mas não os proíba de dizerem a asneirada que quiserem.

Sem comentários: